sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Claude Monet

Aluna: Letícia 1.
Plano de Aula de Artes

Ano de Aplicação: 4º ano
Tema: Natureza
Conteúdo: Pintura, artista Claude Monet.

Objetivos:
·         Conhecer a vida e obra do artista Claude Monet.
·         Produzir uma pintura, de acordo com as obras do Artista.

Recursos:

Desenvolvimento:

Dinâmica: “Conhecendo Monet”
Pela sala de aula, serão espalhadas algumas peças de três obras do artista Claude Monet, que juntas formarão um quebra-cabeça. A turma será dividida em três grupos. Cada quebra-cabeça terá um formato diferente e serão enumeradas de acordo com os grupos. Dado o sinal, os alunos sairão à procura das peças. Encontradas as peças, os grupos deverão montá-las e retirar três perguntas de uma caixa que estará em um determinado local da sala. O grupo deverá unir-se para responder as perguntas, analisando sempre com a obra montada.

Perguntas:
  1. O que vocês vêem nesta obra?
  2. Quais os elementos da natureza estão presentes nesta obra?
  3. O que você sente ao olhar para ela?
  4. Qual a sensação que esta obra lhe traz?
  5. Em sua opinião, o que o Artista sentia enquanto estava pintava?
  6. Quais as cores utilizadas na pintura?
  7. A natureza se faz presente na obra?
  8. O que mais lhe chamou atenção nesta pintura?
  9. Você aprovou esta obra? Comente.
 
"Water lilies"           “Sunflowers”        “Tulip Fields in Holland
 Grupo nº. 1             Grupo nº. 2               Grupo nº. 3

Os alunos sentarão em círculo, onde os grupos mostrarão as obras para a turma e as perguntas serão respondidas.

Agora, será revelado o nome do artista à turma, onde iniciaremos uma conversa sobre o mesmo. Conforme é apresentado o conteúdo, serão mostradas obras e o autorretrato, pintados por ele:

Claude Monet

No ano de 1840, nasce em Paris Claude Oscar Monet. Quando completou cinco anos de idade, sua família se mudou para Lê Havre, uma cidade no interior da França, próximo ao rio Sena.
Monet gostava muito de desenhar. Na escola fazia caricaturas dos professores, o que o deixou com a fama de indisciplinado entre seus pais e professores.
Autorretrato
Aos 15 anos, Monet resolveu fazer algo diferente: começou cobrar 10 francos (moeda francesa da época, substituída pelo euro) por cada desenho.
Um dia ele conheceu um pintor chamado Eugène Boudin. Logo os dois se tornaram grandes amigos. Boudin viu seus desenhos e o encorajou a pintar. E foi o que ele fez. Foi com Boudin que ele aprendeu muitas coisas, inclusive pintar ao ar livre.
Monet ficou entusiasmado com a idéia de ser pintor. Então, foi para Paris com o propósito de estudar pintura, matriculando-se na Académie Suisse. Em Paris, Monet conheceu Pissaro e Coubert, que também estavam começando a pintar.
Monet teve que interromper seus estudos, devido à chamada ao serviço militar. Com isso, foi enviado para a Argélia, no norte da África, onde permaneceu por quase um ano, até que uma tia conseguiu o seu desligamento, tirando-o do serviço militar. Mas, ela exigiu uma condição: que ele completasse seus estudos.
 Pintura de Monet
De volta a Paris, Monet retomou os estudos, mas desta vez no estúdio Gleyre. Lá conheceu Bazille, Renoir e Sisley, com quem formou o grupo dos Impressionistas. Mais tarde, se juntaram Manet, Degas, e Morisot. O escritor Zola se tornou amigo do grupo e sempre que precisasse, ele os apoiava. Na primeira exposição do grupo participaram Boudin, Pissaro, Cézanne e outros. Na terceira mostra do grupo, Gaugin também participou.
Jean Monet
Em Paris, Monet conheceu Camille Doncieux. Eles se apaixonaram e resolveram morar junto. Seu pai sempre lhe ajudava financeiramente, mas quando descobriu que eles moravam juntos, ele parou de ajudá-lo. Deste dia em diante, as coisas ficaram difíceis, pois estavam com pouco dinheiro. As pressões e as dificuldades foram tantas que os dois acabaram se separando. Em 1867, Camille deu à luz ao primeiro filho de Monet: Jean. No ano seguinte, Monet tentou se suicidar, pois estava vivendo miseravelmente.
Apesar das dificuldades, Monet e Camille se reencontraram e, logo depois, casaram. Com o início da Guerra Franco-Prussiana, Monet foge para a Inglaterra para não ter que se alistar no serviço militar. Depois de algum tempo, Camille vai ao seu encontro.
Em Londres, Monet conheceu Durand-Ruel, que apreciou sua pintura impressionista e passa a investir no grupo. Com o fim da guerra, Monet retorna à França, indo morar em Argenteuil. Ao chegar lá, recebeu a notícia de que seu amigo Bazille morreu no combate.
Quadro: O Sol se Levanta
Em 1874, Monet e seus amigos realizaram uma exposição que marcou o início do movimento impressionista. O evento não foi bem recebido pelo publico, que ridicularizaram seus quadros. A crítica apelidou o grupo de Impressionistas, ironizando um quadro de Monet chamado Impressão: o Sol se levanta. Disseram que seus quadros não passavam de uma primeira impressão, um rascunho
Sem conseguir vender seus quadros, Monet e sua família continuaram na pobreza. No ano seguinte, os Impressionistas tentam vender seus quadros no Hotel Drouot, mas não tiveram muito sucesso. Em 1876, Monet conheceu Ernest Hoschedé e sua esposa Alice, que se tornam seus admiradores. Neste ano, Durand-Ruel organizou a segunda mostra dos impressionistas em sua galeria, mas os colecionadores de quadros ainda não aceitavam aquele “novo estilo” de pintura e a exposição foi novamente um fracasso. Em 1877 os negócios de Hoschedé foram à falência, levando-o a fugir para a Bélgica, deixando a mulher e os filhos.
Michel Monet
Em 1878, nasce o segundo filho de Monet: Michel. Então, mudaram-se para Vétheuil, juntamente com Alice. Finalmente, começaram surgir as primeiras críticas favoráveis ao movimento Impressionista. Com tanta pobreza, Camille adoeceu, vindo a falecer em 1879, de tuberculose. Apesar da tragédia, o prestígio de Monet continuou crescendo e, no ano seguinte, Durand-Ruel realizou com sucesso uma exposição dos Impressionistas em Nova York.
Depois de ter enfrentado anos de extrema pobreza, Monet começou a prosperar. Em 1883, alugou uma casa em Giverny e em 1887, expõe seus quadros novamente em Nova York.
Em 1890, a casa foi comprada e em 1891, Monet conclui “Os Montes de Feno” e a “Série de paisagens do rio Epte”. Nesse mesmo ano, Ernest Hoschedé acaba morrendo.

Jardim Aquático de Monet

Em 1892, Monet e Alice casaram. Ele começou cuidar do seu jardim, tornando-se uma de suas atividades preferidas. Monet contratou seis jardineiros para ajudá-lo a cuidar do jardim.

Claude Monet

Em 1893, Monet comprou um terreno vizinho, onde constrói um jardim aquático, que foi sua grande fonte de inspiração nos anos seguintes. Em 1894 conclui a série da Catedral de Rouen e durante o verão de 1896, pintou paisagens do Rio Sena, retomando um tema do início de sua carreira. Monet visitou vários países europeus. Na Inglaterra onde já havia morado, pintou uma série de paisagens do Rio Tamisa e em 1907, começa a ter problemas com a visão. Com isso, suas telas tornam-se quase abstratas.

Em 1911, Alice acaba morrendo e, três anos mais tarde, morre Jean, seu primeiro filho. Em sua casa em Giverny, Logo começou a grande Guerra. Monet dedicou-se exclusivamente à pintura. Seu tema preferido era o seu jardim. Com a construção de um estúdio, em 1916, ele começou a pintar Ninféias (flores que brotavam em seu jardim aquático). Com o fim da guerra, em 1918, Monet doou suas telas ao governo francês, que foram expostos num espaço construído especialmente para eles, no Museu de Orangeries, em Paris. Em 1923, Monet ficou quase cego, tendo de ser operado da catarata, passando a usar óculos. Em 5 de Dezembro de 1926 Monet morre , em Giverny.

Agora é a sua vez!  Vamos elaborar uma pintura de acordo com as obras de Claude Monet.
A pintura será feita com aguada de anelina. Será pedido aos alunos que observem os traços que evidenciam as obras do artista, o modo como ele se expressa na pintura, o que ele pinta e as cores utilizadas. Em grupos, os alunos irão criar suas obras, utilizando sempre o modo expressivo de Monet. Conforme os alunos irão confeccionando suas obras, conversaremos mais sobre o artista.

Final de Aula:
Concluído, as obras serão expostas no mural da escola. Os alunos irão decorar o mural de acordo com o tema trabalhado, evidenciando o nome do artista, o nome da turma e algumas informações sobre o mesmo. Com isso, os alunos levarão ao conhecimento de outros alunos as obras de Monet, despertando a sua curiosidade pelo mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário