segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Paul Klee

Plano de aula de Artes
 
Aluno :William
 
Ano de aplicação: 4ºano
 
Tema: Eu sou assim.
 
Conteúdos: Cores, Paul Klee.
 
Objetivos: -Experenciar a técnica do giz de quadro;
-Realizar as atividades com criatividade;
-Expresssar-se através de seu desenho;
Recursos: lápis de escrever, folha de ofício, rádio, giz de quadro, cola, copinho plástico, caixinha.

Desenvolvimento:
 
Inciar a aula, passando uma caixinha de mão em mão, onde nesta conterá fichas nas cores: branco, amarelo, vermelho, azul, laranja, verde, violeta, marrom, cinza e preto. Ao parar a música e aquele que com a caixinha ficar, sorteará uma ficha. Mostrará a cor da mesma e lerá seu significado que terá no verso de cada uma, para os demais colegas.
 
As cores têm vida
Adaptado por William Pacheco da Silva

O branco: representa a claridade, o vazio e o descanso; é a esperança, a cor da alegria e das festas.
O amarelo: uma cor intensa que não nos deixa nada tranquilos, é estimulante, mas pode ser agressivo e nos provocar desconforto aos olhos, uma cor dífícil de escurecer.
O vermelho: uma cor forte,que nos dá energia e calor e chama nossa atenção. Este espressa tanto alegria quanto raiva.
O azul: nos refresca, libera nosso espírito e nos faz sonhar, transmite paz e esperança. Podemos clarear ou escurecer. Quando escuro, fica pesado e triste e quando claro, leve e ágil.
O laranja:uma mistura de amarelo e vermelho, é uma cor cheia de energia e que transmite confiança.
O verde: Uma mistura de amarelo com azul, no dá a impressão de uma cor preguiçosa, que nada quer ou desperta. Uma cor que nos agrada.
O violeta: uma mistura de vermelho e azul,pode expressar alegria quando claro e tristeza quando escuro.
O marrom: uma mistura de vermelho e verde ou vermelho e preto, cor quente, pesada mas tranquilizadora. Às vezes nos parece um pouco formal e chato.
O cinza: parece triste, sem movimento, uma mistura de branco e preto. Cor neutra, que pode ser repousante, calada.
O preto: É uma obscuridade, onde não se tem mais esperança nem qualquer possibilidade. É pesado, imóvel, uma cor triste que se tornou a cor do luto e da morte.


Serão informados que algumas cores onde conhecemos seus significados estão presentes nas obras do artista, onde uma delas trabalharemos em aula. Ao ser concluída a atividade o professor passará nas classes e mostrará uma obra do artista instigando-os a observarem as cores que foram utilizadas, se há espaços vazios ou se é todo preenchido, as formas geométricas desenhadas através dos movimentos que fez com o pincel.Após este momento informações sobre o artista serão apresentados junto com o seu autorretrato.


 Influenciado pelo seu pai músico, Paul Klee interessou-se primeiramente pela música, mas na adolescência começou a se dedicar as artes plásticas.
Viajou para diversos lugares para estudar, expor seus trabalhos e mais tarde dar aulas, tornando-se professor de oficinas.
Dois anos após ter retornado à sua cidade de Berna, na Suíça, descobriu estar com uma doença grave e veio a falecer após 5 anos.
Suas obras ficaram marcadas pelas suas composições ,onde o artista usava aquarela e pintura a óleo ou tinta, cola, verniz e outros materiais.


Os alunos serão informados que virarão pintores, onde com um fundo musical , pegarão uma folha de ofício, um lápis de escrever e com ele, sem tirá-lo do papel o preencherão com linhas através do movimento de suas mãos, formando formas geométricas.Ao finalizarem esta parte , expressarão o que estão sentindo utilizando as cores, identificando e assim pintando primeiramente as formas que desenharam e logo após o restante do desenho, onde podem também utilizar cores não trabalhadas em aula.
Ao finalizar a atividade ambos apresentarão seus trabalhos, falando o que estava sentindo no momento em que a criou, que cores utilizou e quais que mais gosta.
 
Final de Aula: será organizado uma rodinha, junto com os alunos, onde passará de mão em mão uma caixinha contendo perguntas sobre o conteúdo trabalhado em aula, onde ao parar a música e aquele com a caixinha ficar, retirará e responderá uma pergunta.
 
a) Como se chama e onde nasceu o artista? O artista se chama Paul Klee e nasceu na cidade de Berna, na Suíça.
b) Em que período de sua vida o artista dedicou-se às artes plásticas? O artista começou a se dedicar às artes plásticas na adolescência.
c) Na sua opinião, que sentimentos foram expressados pelo artista ao criar sua obra? Resposta pessoal.

Um comentário:

  1. Fazer um desenho abstrato usando o lápis é bacana, ir traçando uma linha contínua sem levantar o lápis. Depois, é só preencher os espaços com cores, deixando alguns sem pintura. É uma experiência diferente e os alunos gostam bastante.
    Ilane

    ResponderExcluir