sábado, 6 de novembro de 2010

M. C. Escher

Plano de aula de artes

Aluna: Maiara

Conteúdo: figuras geométricas (mosaicos), artista Mauritus Cornelis Escher

Tema: Animais

Ano de Aplicação: 4º ano

Objetivos: - Conhecer vida e obra do artista Mauritus Cornelis Escher.
                 - Produzir uma imagem de um animal através de formas geométricas.
                 - Produzir um mosaico da turma.

Recursos: Obras do artista, folha de ofício, lápis, régua, tesoura, tinta têmpera.

   Iniciar a aula dividindo a turma em 4 grupos, cada grupo receberá um quebra cabeça, que ao ser montado, formará uma obra de Escher. Então, os alunos deverão observar o que há em comum nas obras.
Obras:








  
                                           

 Explicar que Mauritus Cornelis Escher era um artista nasceu em Leeuwarden na Holanda em 1898,  faleceu em 1970  e dedicou toda a sua vida às artes gráficas. Na sua juventude não foi um aluno brilhante, nem sequer manifestava grande interesse pelos estudos, mas os seus pais conseguiram convencê-lo a ingressar na Escola de Belas Artes de Haarlem para estudar arquitectura. Foi lá que conheceu o seu mestre, um professor de Artes Gráficas judeu de origem portuguesa, chamado Jesserum de Mesquita.
  Com o professor Mesquita, Escher aprendeu muito, conheceu as técnicas de desenho e deixou-se fascinar pela arte. Este fascínio foi tão forte que levou Escher a abandonar a arquitetura e a seguir as Artes Gráficas. Quando terminou os seus estudos, Escher decidiu viajar, conhecer o mundo. Passou pela Espanha, Itália e fixou-se em Roma, onde se dedicou ao trabalho Gráfico. Em 1941 regressa ao seu país natal.
    Estas passagens por diferentes culturas, inspiraram a mente de Escher. Este contato com a arte árabe interessou Escher pela divisão regular do plano em figuras geométricas que se transfiguram, se repetem e refletem. Porém, no preenchimento de superfícies, Escher substituía as figuras abstrato-geométricas, usadas pelos árabes, por figuras concretas, perceptíveis e existentes na natureza, como pássaros, peixes, pessoas, répteis, etc. 

                                    
                            Retrato de Mauritus Cornelis Escher

Montando nosso mosaico:

   Cada aluno desenhará em uma folha de ofício um retângulo de 20cm por 10cm. Desenhará dentro desse retângulo um triângulo na parte superior e um na parte direita do retângulo, recortará e o colará no lado inverso (por exemplo:  recortou na parte superior, colará na parte inferior). formando assim um peixe. Cada aluno deverá colorir seu peixe com tinta têmpera e após será montado na parede da sala de aula um mosaico, encaixando um peixe no outro.
  
Final da aula: dança das cadeiras
   Os alunos formarão um círculo com suas cadeiras, uma cadeira será retirada, e a professora colocará uma música, os alunos deverão andar em volta das cadeiras, quando a música parar todos deverão sentar e quem não sentar deverá responder uma pergunta referente a obra “os lagartos” de Escher.

Questionamentos:

- A obra “os lagartos”, mostra lagartos de quantas cores?
A obra os lagartos mostra lagartos de três cores.

- Cite as cores da obra “os lagartos”.
As cores que aparecem na obra são verde, bege e vermelho.

- A obra mostra diversos lagartos, estes lagartos são diferentes imagens ou uma imagem em diversas posições?
A obra mostra uma imagem de lagarto em diversas posições.

- Ao observar a imagem, você conseguiu distinguir que eram lagartos?
(resposta pessoal)

Um comentário:

  1. Escher foi um gênio na criação de mosaicos.Tua proposta ficou bem fácil de executar, vai dar uma aula bem diferente!
    Ilane

    ResponderExcluir