Aluna: Jociane
Plano de Aula de Artes
Ano de aplicação: 3º ano
Tema: Meio ambiente
Conteúdo: Textura, artista René Magritte
Objetivos:
- Conhecer a vida e obra do artista René Magritte.
- Criar uma paisagem surrealista utilizando texturas.
Desenvolvimento
Recursos: fita adesiva, obra “Jóquei Perdido” de René Magritte, imagem do artista, folha de ofício, giz de cera, tesoura, cola, caixa.
Iniciar a aula com uma dinâmica, onde embaixo de algumas cadeiras da turma estarão partes da obra “Jóquei Perdido” de René Magritte, que formam um quebra-cabeça. Ao sinal da professora, cada aluno deverá procurar na sua cadeira e, aqueles que encontrarem deverão se reunir para montá-lo. Quando terminarem, o restante dos alunos verá o quebra-cabeça.
Explicar aos mesmos que a obra montada chama-se “Jóquei Perdido” do artista René Magritte (mostrar a obra) e após fazer os seguintes questionamentos para eles:
- Quais são os elementos que aparecem na obra?
Na obra aparecem árvores e um homem montado em um cavalo.
- Como foram feitas as árvores?
As árvores foram feitas com folhas.
- Elas são assim no dia-a-dia?
Não.
- Na obra, as árvores possuem a mesma cor?
Na obra, as árvores não possuem a mesma cor.
- Quais são as cores que elas possuem na obra?
As cores que possuem são preta, vermelha e amarela.
Explicar os alunos que o artista que criou esta obra chama-se René Magritte (mostrar imagem do mesmo). Ele nasceu na Bélgica em 21 de novembro de 1898, e em 1941 entrou na Academia de Belas Artes de Bruxelas. Seus trabalhos foram baseados no Surrealismo, ou seja, suas obras apresentavam características não-reais, desenhos abstratos, entre outros. Pintou sua primeira obra surrealista quando tinha 25 anos e faleceu aos 69 anos.
René Magritte
- Vamos criar uma paisagem usando o estilo de René Magritte?
Primeiramente serão coletadas texturas (explicar aos alunos que textura é uma sensação visual ou tátil, que sentimos principalmente quando tocamos um objeto e que cada objeto/ coisa de uma textura diferente), sendo que cada aluno receberá três folhas de ofício e gizes de cera. Os mesmos irão ao pátio da escola retirar texturas de diversos lugares, e quando encontrar alguma textura que gostou, colocará a folha de ofício sobre a mesma e passará o giz de cera sobre a folha.
Quando terminarem, os alunos retornarão para a sala e utilizando essas texturas, criarão uma paisagem surreal, sem sentido, em uma folha de ofício. Após todos terminarem, cada aluno mostrará seu trabalho para a turma, dizendo o que criou.
Final de aula:
Passará entre os alunos uma caixinha contendo algumas questões referentes ao assunto trabalhado na aula. Quando for dita a palavra "parou", o aluno que estiver com a caixa deverá abri-lá, retirar uma questão, ler a mesma para a turma e responder.
Questões que estarão na caixa:
- Como se chamava o artista?
O artista se chamava René Magritte.
- Qual era o nome da obra de René Magritte trabalhada hoje?
O da obra de René Magritte trabalhada hoje se chama Jóquei Perdido.
- Com quantos anos ele pintou sua primeira obra?
Ele pintou sua primeira obra com 25 anos.
Magritte criou uma espécie de arte que estava além da realidade. Faça isto com teus alunos, transformando objetos do dia a dia, criando um mundo imaginário.
ResponderExcluirIlane