sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Paul Cézanne

Aluna: Gabriela

                              Plano de aula de arte

Ano de Aplicação: 4º ano
Tema: Frutas
Conteúdo: Pintura e Paul Cézanne
Objetivos
- conhecer o artista Paul Cézanne;
- realizar atividades referente à pintura.

Desenvolvimento

Dinâmica
Cada aluno receberá um objeto que será: frutas (de plástico), copos, panos e toalhas. Irão montar assim, uma paisagem. Irão analisá-la e a deixarão no lugar para uma próxima atividade.


Paulo Cézanne

  A família Cézanne veio da pequena cidade de Cesana, no Piemonte, e foi assumido que o seu nome é de origem italiana. Paul Cézanne nasceu no dia 19 de janeiro de 1839, ao Sul da França. 
  Paul Cézanne criou um estilo próprio, introduziu nas suas obras distorções formais para ressaltar o volume e peso dos objetos. Segundo as suas próprias palavras, o seu estilo consistia em ver a natureza segundo suas formas fundamentais: a esfera, o cilindro e o cone.
  Cézanne cultivava sobre tudo a paisagem e a representação de naturezas mortas, mas também pintou figuras humanas em grupos e retratos. Antes de começar suas paisagens estudava-as e analisava os seus valores.
  Um dia, Cézanne trabalhava em campo aberto quando foi surpreendido por uma tempestade. Só foi para casa após trabalhar duas horas na chuva. Faleceu em 22 de outubro, de pneumonia. Foi enterrado no antigo cemitério da sua cidade natal.


Vessels, Basket and Fruit

Autorretrato


Atividade

Em uma folha A3, os alunos irão representar a imagem, ou a paisagem criada por eles através de pintura feita com tinta. Cada aluno representará da forma desejada. Criar um nome para a obra.


Atividade Final

Sentar em círculo, mostrar as imagens criadas por todos, conversa informal sobre o que cada aluno aprendeu.

3 comentários:

  1. Muito legal a ideia de trabalhar com a montagem da paisagem logo na dinâmica.
    A ideia de reproduzir através da pintura o que os alunos montaram é muito boa!!
    Adorei e irei adotar a ideia!
    Cíntia

    ResponderExcluir
  2. Cézanne é considerado "pai da pintura moderna". Trabalhar com os alunos pintura de "naturezas mortas" é experimentar o estilo do artista: ele pintava em estúdio os arranjos que fazia. Trabalha o desenho a partir da observação.

    ResponderExcluir