segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Berthe Morisot

PLANO DE AULA DE ARTES
                                                                                                                     Aluna: Renata

Berthe Morisot


Ano de aplicação: 3º Ano
Tema: Natureza
Conteúdo: Pintura
Objetivos:
·         Desenvolver a criatividade através da técnica de pintura.
·         Conhecer a vida e obra da artista Berthe Morisot.
Recursos: Material de uso comum, cartolina japonesa, tinta têmpera, areia, serragem grossa e fina, glitter, farinha, etc.
Iniciar a aula fazendo o jogo dos potes.
Cada aluno sorteará um papel colorido que estará dentro de um saquinho, a cor do papel retirado será a cor da sua equipe. Os alunos deverão formar suas equipes conforme a cor do papel retirado. Cada grupo terá que encontrar um pote que represente a cor do seu grupo. Se ao procurar e achar potes dos grupos adversários, não pode falar ou dar pistas, pois cada grupo é responsável pelo seu pote e na, pelos seus adversários. Ao encontrar seu pote, o grupo deverá abri-lo e retirar a imagem da obra da artista Berthe Morisot de dentro do pote. Ao retirar a imagem do pote, o grupo deverá mostrá-la para a turma e descrever o que há nela (características, o que a imagem representa como as cores são utilizadas, etc). Quando todos os grupos tiverem apresentado a imagem, a professora falará a respeito da artista Berthe Morisot, que fez as obras.
As obras colocadas nos potes serão as seguintes:







     

Berthe Morisot nasceu em Bourgues Cher, no dia 14 de Janeiro de 1841 e morreu no dia 02 de Março de 1895. Ela era uma pintora impressionista francesa, filha de um funcionário do governo que era pintor. Ela foi ensinada em Paris por Corot. Do qual ela produziu paisagens delicadas. Também teve aulas de escultura com Millet. Em 1863, ela começou a pintar ao ar livre em Pontoise, foi onde conheceu os pintores Daubigmy e Daumier. Ela também viajou para a Espanha e Inglaterra. Berth Morisot conheceu um artista chamado Manet e ele a desenhou, depois disto Berthe se apaixonou pelo irmão de Manet, Eugênio e casou- se com ele.
Em 1874 ela participou da primeira exposição dos impressionistas. As obras da artista foram apresentadas em 1886 em Nova York e um ano mais tarde na Exposição Internacional de Paris.
As Obras de Berthe Morisot eram pintadas com misturas de materiais na tinta, assim formava uma textura diferenciada. Ela costumava pintar crianças, mulheres e paisagens.
Vamos pintar­­­
Os alunos irão formar trios e fazer um cartaz sobre a natureza, mostrando como deve ser a nossa natureza, também deverão colocar um título no cartaz.
Os cartazes serão pintados com tinta têmpera, mas nessa tinta, os alunos irão misturar alguns materiais como: serragem grossa e fina, areia, glitter, farinha e outros materiais que quiserem acrescentar. Assim formando uma textura diferente, como a artista Berthe Morisot, fazia em suas obras.
Depois que esses cartazes estiverem prontos, serão espalhados pela escola.
Final da aula: Será feita a brincadeira “Passa, passará”.
Letra da música:
“Passa, passará,
Quem de trás ficará,
A porteira está aberta
Para quem quiser passar,
Passa um, passa dois
E o terceiro ficará.”
O aluno que estiver na “porteira” quando for cantado “e o terceiro ficará”, deverá responder uma pergunta.
As perguntas serão as seguintes:
1- Qual é o nome da artista que estudamos hoje?
 O nome da artista é Berthe Morisot.

2- Em que dia Berthe nasceu?
Ela nasceu no dia 14 de janeiro de 1841.

3- Com que Berthe pintava suas obras?
Ela pintava com misturas na tinta, formando texturas diferenciadas.

4- O que a artista costumava pintar?
Ela costumava pintar crianças, mulheres e paisagens.

5- Em que ano Berthe morreu?
Ela morreu em 1895.



 

Um comentário:

  1. Morisot viveu numa época em que não era comum uma mulher se tornar artista, mesmo assim, tem um trabalho reconhecido em aplicar tintas com textura em seus trabalhos. Os alunos irão adorar misturar diferentes elementos para dar texturas às tintas.
    Ilane

    ResponderExcluir