quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Henri Rousseau

Aluna: Laís S.                    

PLANO DE AULA DE ARTES

Ano de aplicação: 3º ano
Tema: Vamos passear na floresta?
Conteúdo: Textura, artista Henri Rousseau.
Objetivos:
- Conhecer a vida e obra de Henri Rousseau .
-Produzir o desenho de uma floresta a partir de texturas de folhas.

Desenvolvimento:

Recursos: fichas de cartolina com texturas, imagem do autoretrato de Henri Rousseau, figura da obra mulher na floresta exótica de Henri Rousseau, folhas de ofício, pincel, tinta, pote, pano, lápis de cor, jornal, cartolina marrom no formato de tronco, cartolina verde na forma de folhas de árvore..

Iniciar a aula com a dinâmica “detetive da natureza”, onde serão preparadas previamente fichas de cartolinas com texturas que lembrem a natureza, por exemplo, uma textura em areia para lembrar a praia. A professora mostrará as fichas e os alunos deverão descobrir ao que da natureza a textura se relaciona.
Explicar que tem um artista que adorava pintar paisagens da natureza e o que ele mais pintava eram florestas. Apresentar a imagem do autoretrato de Henri Rousseau aos alunos:
Contar que o artista se chama Henri Rousseau, que nasceu na França em Laval. Ele era de uma família podre, nunca estudou arte, mas gostou de desenhar, e seu sonho era ser um artista, porém seus pais não achavam que ele era talentoso.Ele trabalhava como cobrador de pedágio e quando se aposentou, aos 49 anos, e dedicou o resto da sua vida à pintura. É considerado o pai da pintura naif, que é um estilo de pintura que não segue regras, na sua época ele foi ridicularizado por causa de seu estilo de pintar, mas depois seu talento foi reconhecido. A vida na selva é retratada em muitas de suas pinturas.Uma delas  é a da mulher em um passeio à floresta exótica. Mostrar a figura da obra aos alunos:
Questionar:
- O que mais se destaca na obra?
- O tamanho da floresta está de acordo com o tamanho da mulher?

Explicar que essa é uma característica da pintura naif, onde ao invés de fazer as plantas do tamanho adequado ele fazia tão maior quanto as árvores.  Contar que Rousseau gostava de ir para o jardim botânico em Paris, e ficar olhando para as plantas e os animais do zoológico, ele tinha um acordo secreto com um dos jardineiros que deixá-lo passar horas pintando a folhagem. Rousseau morreu aos 66 anos.

Fonte: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://gardenofpraise.com/art25.htm&ei=M5i9TICIF4G78gan6tj9Bg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=9&ved=0CEMQ7gEwCA&prev=/search?q%3DHenri%2BRosseau%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1148%26bih%3D677%26prmd%3Dio

http://www.caras.com.br/edicoes/692/textos/henri-rousseau/

Vamos criar uma floresta inspirados em Henri Rousseau?

Primeiramente os alunos irão à caça de folhas de árvores. Voltando sala será pedido que os alunos sintam as folhas que pegaram. Pedir que os alunos contem o que sentiram, se é uma superfície lisa ou tem alguma coisa. Explicar que o sentiram foram as texturas da folha e que textura são superfícies diferentes que podemos notar através do olhar ou do tato, como ele sentiram na folha. Depois, os alunos serão divididos em grupos de quatro, cada grupo, receberá jornal para encapar as mesas e folhas de ofício. Os grupos também deverão ter um pote com água, um pano, pincéis e tinta verde (material requisitado anteriormente). Os alunos deverão pintar suas folhas e carimbar na folha de ofício, mostrando a textura da folha. Alguns minutos depois, deverão completar o desenho com lápis de cor, formando a paisagem de uma floresta, como eles imaginam. Os trabalhos serão expostos na sala em um varal com o título “Vamos passear na floresta?”.

Final de aula: fixar no quadro o tronco de uma árvore e dez folhas (no formato de folha de árvore) numeradas. Dividir a turma em dois grupos, cada grupo deverá escolher um representante. Os representantes irão escolhendo os números, a cada número haverá uma palavra chave que deverá ser comentada ou alguma surpresa. Para cada resposta correta ganha-se um ponto. O grupo com mais pontos vence a brincadeira.
Folhas:
1- Henri Rousseau
2- Talento
3- Textura
4- Pintura Naif
5- Ganhou um ponto
6- Jardim Botânico
7- Floresta
8- Tamanho
9- França
10- Perdeu um ponto

Um comentário:

  1. Rosseau foi um artista que nunca estudou arte. O interessante é que pintava florestas sem nunca ter visto uma.Isto possibilita um trabalho bem criativo com a técnica de gravura. Os alunos irão gostaar...
    Ilane

    ResponderExcluir