quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Paul Gauguin

Aluna: Camila B.
Plano de Aula de Artes
Ano de aplicação: 3º ano.
Tema: Ó, como é bela a natureza!
Conteúdo: artista Paul Gauguin.
Objetivos: - Conhecer vida e obra de Paul Gauguin.

Desenvolvimento

Recursos: Folha de ofício, durex, pincel, pote com água, tinta têmpera, pano, barbante, prendedores, potes coloridos, fichas coloridas e caixa.

Iniciar a aula com a dinâmica do quebra-cabeça. Haverá partes de um quebra-cabeça em baixo de algumas classes, os alunos devem juntá-las e colá-las no quadro. O quebra-cabeça é: Paul Gauguin.
Explicar que Paul Gauguin era um pintor francês que usava muitas cores vivas em suas obras. Paul Gauguin nasceu em Paris no ano de 1848. Viveu algum tempo com Van Gogh, um pintor muito famoso. Tinha espírito aventureiro e era fascinado por lugares diferentes, o que o fez percorrer o mundo desde sua adolescência. Gauguin mostrava o lado oposto da arte egípcia e da gravura japonesa em seus trabalhos, além de ter compartilhado os mesmos temas de Van Gogh. Gauguin reciclava materiais para seus trabalhos, pintando muitas vezes sobre sacos de frutas e legumes. Ele acreditava que os povos que viviam na natureza, eram melhores e mais verdadeiros. No Taiti, Gauguin conseguiu encontrar o ambiente ideal para suas obras, mas enquanto estava por lá passou por dificuldades financeiras. Faleceu em maio de 1903.



Mulheres de Taiti na Praia, 1891, Paris

Durante esta época o artista pintava muitos elementos da natureza. Mesmo não muito aparente, colocou uma flor no cabelo de uma das mulheres, como quem queria demonstrar que estava fazendo algo diferente, porém não havia abandonado seu estilo.














Vamos pintar?
Cada aluno deverá pintar com tinta têmpera algo que simbolize a natureza em uma folha de ofício. Os trabalhos serão expostos em um varal no corredor da escola.

Final de aula: Jogo dos Potes
Material:
-potes coloridos;
-fichas coloridas;
-caixa (embalagem do jogo);
- folha para respostas das perguntas.

Desenvolvimento: A professora sorteará uma ficha colorida para cada aluno e formarão os grupos pelas cores. Os potes estarão escondidos na sala de aula e cada grupo deverá procurar o pote correspondente a sua cor, se o aluno achar o pote do outro grupo não poderá dizer nada. Depois de achar os potes, os alunos deverão responder em uma folha as perguntas que estão nos potes, de acordo com o conteúdo da aula, de forma completa. O primeiro grupo que responder todas as perguntas completas e corretas ganha o jogo.

Perguntas:
1-    Onde Paul Gauguin nasceu? Paul Gauguin nasceu em Paris no ano de 1848.
2-    Com qual pintor famoso Paul Gauguin viveu? Paul Gauguin viveu com o pinto famoso chamado Van Gogh.
3-    O que fez Paul Gauguin percorrer o mundo desde sua adolescência? O espírito aventureiro e o fascínio por lugares diferente fizeram Paul Gauguin percorrer o mundo desde sua adolescência.
4-    No quê Gauguin acreditava? Gauguin acreditava que os povos que viviam na natureza eram melhores e verdadeiros.
5-    Cite o nome da obra que Gauguin retrata Van Gogh pintando. Vicent van Gogh pinta girassóis.
6-    O que aconteceu em Taiti? No Taiti, Gauguin conseguiu encontrar o ambiente ideal para suas obras, mas enquanto estava por lá passou por dificuldades financeiras.

Um comentário:

  1. O interessante de trabalhar este artista é a cor que ele usava para pintar a natureza: céu amarelo, grama laranja e montanhas vermelhas.
    Faça isso com os alunos, é uma experiência muito bacana.
    Ilane

    ResponderExcluir